Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba

Dia foi instituído como uma homenagem ao compositor Ary Barroso / Foto: Reprodução

JC Online

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba. A homenagem partiu da iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Foi nesta data que o compositor de Na Baixa do Sapateiro  visitou Salvador pela primeira vez. Antes celebrada apenas na capital baiana, a ocasião se espalhou por outras localidades, até entrar no calendário nacional.

Em 2016, o Dia se torna ainda mais especial pelo aniversário de 100 anos do gênero. O primeiro samba gravado no Brasil, Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, foi documentado em 27 de novembro de 1916. Desde o início deste ano, vários tributos já foram prestados ao ritmo genuinamente brasileiro.

FESTEJO

No Recife, os mais animados podem entrar no festejo em eventos reunindo sambistas de dentro e fora de Pernambuco.

Amanhã, no Quintal da Boa Vista, às 16h, o anfitrião Leno Simpatia recebe o sambista carioca Serginho Meriti. Na sequência, nomes do samba local, como Andreia Luiza, Belo Xis, Carla Rio, Cris Galvão, Dona Selma do Samba, Ely Peroais , Jorge Riba, Leno Galeria, Nanau Nascimento e Neguinho da Samarina passarão pelo palco. Os ingressos custam 2kg de alimento não perecível (até 17h) e R$ 30 (a partir das 17h). O Quintal da Boa Vista fica na Rua Barão de São Borja, 36, Bairro da Boa Vista.

Já na Mercearia do Braz (Rua Visconde de Goiana, 139, Boa Vista), o grupo Samba de Quintal e o cantor Xico de Assis comandam o projeto Samba do Braz. O encontro acontece a partir das 16h. Couvert artístico: R$ 10. Fone: 3128-1344.