Em choque, sobrevivente do voo da Chape grita por colegas; assista

Por: Marcos André Fonte:UOL

 

A Polícia colombiana divulgou um vídeo do momento do resgate de um dos sobreviventes do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense. A vítima que aparece na gravação é o boliviano Erwin Tumiri que, ao contrário da maioria dos que estavam a bordo, não teve lesões graves.

Depois de passar pelos primeiros procedimentos da equipe de socorro colombiana, o comissário prontamente pergunta sobre seus companheiros de trabalho, citando o nome de alguns deles.

“Onde está Alex? Alex! Ángel! David”, diz Tumiri.

Em seguida um dos socorristas recomenda que ele não procure pelos seus colegas: “Tranquilo, não grite, calma. Não se desgaste, não se desgaste”.

Além de Erwin Tumiri, Ximena Suárez também sobreviveu ao acidente. Os dois foram os únicos integrantes da tripulação que escaparam com vida. Ao todo nove bolivianos estavam trabalhando no voo da LaMia.

Sem a necessidade de tantos cuidados médicos como a dos jogadores da Chapecoense Neto, Alan Ruschel, e Jackson Follmann, além do jornalista Rafael Henzel, Tumiri pôde conceder entrevista ao jornal boliviano La Razón e relatou o momento da queda.

“Sobrevivi porque segui todos os protocolos de segurança. Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes”, revelou.