Escolher o nome dos filhos é uma tarefa importante. Para os pais, as influências em suas vidas contam muito na hora de definir o nome dos pequenos.
Em 2016, reality show de culinária, filmes de sucesso e até o “Jornal Nacional” foram suas maiores inspirações. É o que revela a pesquisa feita pelo BabyCenter que definiu os nomes mais populares desse ano.
Segundo o site, um dos grandes objetivos do ranking é que pais e mães possam levar em conta a popularidade do nome ao considerar como o bebê vai se chamar.
Na primeira posição da lista de nomes da moda de 2016, está Miguel para menino e Alice para menina. Pela ordem, os nomes de menina que lideram o ranking são Alice, Sophia, Laura, Valentina e Helena. Os de menino são Miguel, Arthur, Davi, Bernardo e Heitor. É possível conferir o ranking completo para meninas e para meninos.
Sucessos da TV
O programa de TV “MasterChef Júnior”, que foi ao ar no final de 2015, levou os nomes dos finalistas para a lista dos 10 mais usados em 2016. Lívia ficou na 10ª colocação e Lorenzo na 8ª. Outras crianças da televisão impulsionaram a escolha de pais e mães, como Agnes, personagem do filme “Meu Malvado Favorito”, e Anthony, personagem da novela “Totalmente Demais”.
Maria Júlia avançou cinco posições e chegou ao 6º lugar no ranking de nomes duplos de meninas. No ranking geral, foi o nome que mais subiu, galgando 35 posições e chegando ao 25º lugar. A influência vem da “moça do tempo” do “Jornal Nacional”. Seu apelido, Maju, foi até transformado em nome de menina por si só e já aparece nos cadastros do BabyCenter.
No ano em que o Brasil sediou as Olimpíadas, nomes históricos e religiosos superaram os nomes inspirados em atletas. Nas listas dos nomes mais mais dados de 2016 aparecem com destaque nomes bíblicos como Davi (3ª posição no ranking), Lucas (9ª), Matheus (10a) e Esther (30ª). Diego (Hypólito, medalha de prata na ginástica artística), por exemplo, caiu 10 posições. Só Neymar continua inspirando mães e pais, mas não é com seu próprio nome (embora o site tenha registrado dois bebês chamados Neymar), e sim com o nome do seu filho, Davi Lucca.
Em 2017, nomes de heróis históricos são referência
A pesquisa faz apostas para o próximo ano. Inspirados pela mitologia grega e pelos livros, filmes e programas que contam histórias de heróis e heroínas, os pais buscam cada vez mais nomes como Heitor e Helena para seus filhos, ambos lideraram a quinta posição no ranking desse ano e tendem a continuar em ascensão. É uma tendência que segue a linha, ainda forte, de nomes de reis, rainhas e príncipes, como Arthur e Esther, na preferência das famílias brasileiras.
Nomes de menino que mais subiram em 2016: Luiz Miguel, Noah, João Guilherme, Enzo Gabriel, Anthony, Benjamin, Bento e João Miguel.
Nomes de menino que mais caíram: Igor, Davi Luiz, João Lucas, Kaíque, Nathan, Rodrigo, Vítor, Francisco e Thiago.
Nomes de menina que mais subiram em 2016: Maria Júlia, Eloah, Maria Valentina, Liz, Allana, Antonella, Elisa e Maria Cecília.
Nomes de menina que mais caíram: Bárbara, Amanda, Natália, Vitória, Eduarda, Bianca, Carolina e Luana.