Vagas de emprego voltam a aparecer; saiba como se destacar

Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, irá contratar 400 pessoas até o fim do ano (Foto: Leo Lara/ Divulgação)

Olho nas oportunidades e busca por diferenciação. Quem segue essas recomendações já pode estar um passo a frente na disputa dos emprego que, aos poucos, voltam a surgir. Nas últimas semanas, os anúncios de investimentos de grandes empresas em Pernambuco vieram acompanhados da notícia de abertura de novas vagas. As chances são para diferentes áreas e a disputa promete ser grande, mas conhecer quem está contratando e traçar estratégias para se destacar em meio a tantos concorrentes são um bom caminho.

Para a sócia da Ágilis RH, Georgina Santos, quando não há tempo suficiente para investir em uma capacitação específica, o ideal é tornar o currículo o mais atraente possível. “O candidato deve destacar sua formação e experiências que mais estejam próximas do cargo pretendido. Currículos iguais enviados para diferentes empresas não causam uma boa impressão”, recomenda Georgina.

Aos que conseguirem passar pela primeira etapa, a dica é pesquisar sobre a empresa. “Recrutadores gostam de pessoas que fazem perguntas mostrando que conhecem a instituição e o cargo que almejam”, afirma a especialista. Além disso, as orientações de sempre sobre boa postura e clareza ao se expressar continuam valendo.

ARTE_CARROS_WEB

Diante do alto nível de desemprego, as vagas que surgem têm um número de candidatos mais alto que o normal. Os dados mais recentes (de agosto) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o Estado foi o que mais gerou postos de trabalho no País, um total de 9.035. Para cada uma dessas oportunidades, os números de pessoas interessadas se multiplica.

Nas últimas semanas a fábrica da Jeep contratou cem novos funcionários. Até o fim deste ano, o Polo Automotivo de Goiana irá gerar sozinho outras 400 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre a própria fábrica da Jeep e seus 16 fornecedores para auxiliar de produção e de logística. Para os técnicos, há vagas em elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, automação e controle. A empresa não exige experiência na área, já que possui seu próprio programa de treinamento.

A gigante do setor de bebidas Ambev está com oportunidades de contratação imediata em diversas áreas para pessoas com deficiência. Apesar de não informar a quantidade de vagas disponíveis no momento, a empresa tem interesse em montar um banco de currículos para convocações futuras.

Esta semana a fabricante de embalagens Bemis, que opera em Suape, anuncia a abertura de 140 vagas. A prioridade é para candidatos do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada e Jaboatão dos Guararapes, cidades próximas da fábrica. Os detalhes da ampliação da produção que irá resultar na contratação serão divulgados nesta semana.

A construção do novo Ibis, da rede Accor Hotels, é outro investimento que demanda profissionais tanto para curto quanto para longo prazo. Para a construção da estrutura, que começa até o fim do ano, serão convocadas 50 pessoas para a obra. “Oferecemos treinamentos, mas esperamos encontrar pessoas com experiência, já que o mercado da construção civil está parado e há muitas pessoas a disposição”, explica o presidente da RevPar (uma das empresas responsáveis da Hima Participações, responsável pela construção), Danilo Canuto. Para a operação do hotel, serão criadas 60 oportunidades, além de pelo menos 150 postos indiretos de trabalho. A seleção para essas vagas será feita apenas em meados de 2019, pela rede Accor.

jc